Saiba o que envolve ser uma pessoa bilíngue, as vantagens em relação ao desenvolvimento acadêmico e profissional e como formar esse estudante

Um aluno bilíngue é aquele que desenvolve a capacidade de se comunicar de forma fluida em duas línguas – a sua língua materna e a adicional – de modo a adaptar o uso de acordo com o contexto e os interlocutores. Esse processo inclui a utilização da língua e a compreensão de forma oral e escrita e envolve a imersão na cultura e nos ambientes onde essas línguas são faladas.
Ser uma pessoa bilíngue traz inúmeros benefícios, não só em termos de desenvolvimento cognitivo e social, mas também em relação à vida acadêmica e ao mercado de trabalho. Neste post, vamos explorar essas vantagens e apresentar um curso online gratuito para que você possa entender melhor o que é o aluno bilíngue e como formá-lo.
Benefícios da educação bilíngue
Em um mundo cada vez mais interconectado, dominar um segundo idioma, principalmente o inglês, abre portas para oportunidades pessoais, acadêmicas e profissionais. Um primeiro ponto diz respeito ao cérebro da pessoa bilíngue, que possui capacidade cognitiva mais desenvolvida em relação aos cérebros monolíngues. Essas habilidades envolvem memória, tomada de decisões e atenção, entre outras funções.
Os indivíduos bilíngues também têm maior flexibilidade mental, conseguem alternar tarefas com mais facilidade e inibir distrações. Além disso, pesquisas também já demostraram o aprendizado bilíngue pode ser um fator de proteção contra o declínio cognitivo e a demência.
A melhoria na capacidade cognitiva tem impactos, por sua vez, na vida escolar e acadêmica. O bilinguismo melhora a capacidade de concentração, facilita a aprendizagem e amplia o repertório cultural dos alunos. Além disso, promove melhor desempenho em áreas como leitura e resolução de problemas e desenvolve habilidades sociais e comunicativas.
Dominar outro idioma, principalmente o inglês, também prepara os estudantes para oportunidades globais, facilitando a aprovação em testes de proficiência em inglês, o ingresso em programas de intercâmbio e o acesso a bolsas de estudo em instituições estrangeiras. E expande o acesso ao conhecimento ao possibilitar pesquisas em fontes de informações em inglês, como livros e artigos científicos.
No mercado de trabalho, o profissional bilíngue tem suas chances ampliadas, uma vez que as empresas, sobretudo as multinacionais, dão preferência a pessoas que dominam o inglês, requisito para interagir com fornecedores e clientes e participar de cursos e eventos. Profissionais que têm fluência nessa língua também encontram maiores perspectivas de promoção e de alcançar cargos de liderança.
O bilinguismo promove, ainda, o respeito à diversidade e a inclusão, pois o sujeito bilíngue tende a ser mais aberto e receptivo e a valorizar diferentes ideias e pessoas.
Veja também:
Fundamentos para formação de um sujeito bilíngue
Para que educadores e gestores escolares conheçam melhor o que envolve a formação de um aluno bilíngue e como fazer isso na prática, a Skies Learning oferece um curso gratuito sobre o tema: “Fundamentos para formação de um sujeito bilíngue”.
Elaborado em parceria com o Instituto Singularidades, referência na formação de professores e lideranças escolares, ele é ministrado pela professora Paola Salimen, licenciada em Letras e mestre e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com atuação em interação e aprendizagem de língua estrangeira.
O curso começa abordando o que é o sujeito bilíngue nos aspectos culturais e linguísticos, depois se volta para o mercado da educação bilíngue no Brasil e as perspectivas das famílias quanto a essa formação. Por fim, retrata o cenário das escolas para que as instituições parceiras na oferta de soluções bilíngues possam ter uma performance melhor e mais integrada. Confira, a seguir, mais detalhes sobre os quatro grandes temas abordados pelo curso:
Quem é o sujeito bilíngue
Anteriormente, existia um consenso de que era necessário dominar as quatro habilidades para ser considerado bilíngue: listening, speaking, reading e writing [ouvir, falar, ler e escrever].
Hoje, considera-se que nem todo sujeito bilíngue usa as duas línguas com a mesma destreza nos dois contextos. Isso porque há momentos em que ele vai utilizar essa segunda língua e conseguir ser protagonista nessas conversas, entendendo todo o contexto das pessoas com quem ele está conversando. O curso traz uma análise detalhada do que compõem esse repertório da pessoa bilíngue nos aspectos linguísticos e culturais.
Mercado da educação bilíngue no Brasil
Nesse tópico, o curso aborda os meios existentes hoje para formar o aluno bilíngue no Brasil, incluindo escolas internacionais, escolas com currículos bilíngues e escolas com programas bilíngues. Todas essas categorias são explicadas e diferenciadas.
Outro destaque são pesquisas que apontam o que as escolas estão usando mais. Por exemplo, quando o inglês é oferecido como atividade ou curso extracurricular, a maioria das instituições procura parceiros. Já quando o inglês é curricular, muitos optam por parceiros que tenham também o material didático ou até mesmo uma plataforma bilíngue.
Visão dos pais sobre educação bilíngue
O curso informa também sobre a percepção das famílias em relação ao ensino bilíngue. Atualmente, percebe-se que os pais valorizam e investem mais quando entendem a qualidade do ensino de inglês, seja em uma escola bilíngue ou em uma instituição que tenha uma solução ou projeto bilíngue.
Em relação à carga horária, o tempo destinado ao ensino de inglês em uma escola internacional, por exemplo, muitas vezes não corresponde à expectativa das famílias. Elas têm procurado programas de duas a cinco horas, pois consideram que as crianças ainda são muito novas e não devem se sentir sobrecarregadas.
Cultura escolar
Em seu último tópico, o curso trata da cultura escolar e de como funcionam as parcerias com outras instituições de ensino, como aquelas que oferecem educação bilíngue. E mostra a importância da fusão entre as culturas da escola e do parceiro e como isso pode se tornar algo positivo no ambiente escolar. Pois, quando o parceiro não é envolvido e integrado à comunidade escolar, os projetos deixam de ganhar força internamente e de se destacar da forma como precisam.
Quer proporcionar a melhor formação bilíngue para os alunos da sua escola? Então conheça a Skies Learning, que traz a expertise da Red Balloon, do grupo Cogna, uma das maiores empresas de educação do Brasil!
Em seu primeiro ano, a Skies Learning já soma mais de 60 escolas parceiras e mais de 14 mil “skies learners”. Além disso, a solução educacional registrou um Net Promoter Score (NPS) de 93% entre os gestores escolares!
E não perca o curso gratuito “Fundamentos para formação de um sujeito bilíngue”. Inscreva-se já!