
As turmas conhecem e praticam o formato dos exames de Cambridge para certificação em inglês
Como a Rede Red Balloon prepara os alunos
Atualmente, considerar o inglês como um conhecimento extra é uma linha de pensamento que não corresponde à realidade do mundo. A conexão com o exterior cabe na palma da mão dos estudantes. Portanto, garantir a formação de alunos bilíngues e capacitá-los para conseguirem certificação em inglês por meio dos exames de Cambridge, uma das instituições de maior respeito na área, é algo que certamente mudará os rumos da vida de alunos e de suas famílias.
Como uma solução educacional de inglês criada para levar os mais de 50 anos de expertise da Red Balloon para escolas particulares, a Skies Learning segue o mesmo caminho de sucesso na “corrida” pelo certificado de Cambridge. Prova disso é o índice de 90% de aprovação nos exames, alcançado junto à Escola Barilan, na capital do Rio de Janeiro. Os estudantes da instituição despontaram e superaram médias nacionais e globais em determinadas classificações.
Como conseguir uma certificação em inglês?
Todos os anos, os nossos professores incentivam os estudantes a se inscreverem para os exames de Cambridge. Durante as aulas, a classe pratica as habilidades testadas no exame (Speaking, Listening, Writing and Reading) com a metodologia lúdica de ensino da Red Balloon, proporcionando um ótimo conhecimento a respeito dos exames.
Por isso, os ótimos resultados das nossas turmas no exame não são uma surpresa. “Ficamos acima da média brasileira de aprovação nos níveis B1 Preliminary, B2 First e C1 Advanced”, diz Claudia Peruccini, gerente pedagógica da Red Balloon.
Por que é importante fazer os exames de Cambridge?
Em um mundo globalizado, cada vez mais pessoas estão escolhendo viver, trabalhar e estudar em outro país. De acordo com o documento “Comunidades Brasileiras no Exterior”, divulgado pelo Ministério das Relações Exteriores, com base em dados do Itamaraty, em 2023 o número de brasileiros e brasileiras vivendo no exterior já batia 4,9 milhões.
Nesse contexto, a gerente ressalta: “o inglês é o principal idioma internacional e o processo de mudança para o exterior é muito mais fácil quando se consegue demonstrar compreensão e domínio sobre o idioma.”
A certificação em inglês dos exames de Cambridge segue uma medida de alto padrão para oficializar o nível alcançado ao longo dos diversos anos de estudo, destacando o currículo do indivíduo em meio aos demais. Além disso, funciona como uma ferramenta para entender o que ainda precisa ser feito para melhorar e alcançar novos patamares de proficiência no idioma.
“Vale ressaltar que os certificados de Cambridge são utilizados até mesmo na Europa, na Austrália, nos Estados Unidos e no Canadá para o registro de vistos. Outra vantagem é que, diferentemente de outras certificações em inglês, a Cambridge não tem validade determinada – exceto exames IELTS, que é uma outra modalidade de teste”, acrescenta a gerente pedagógica da Red Balloon.
Como Skies Learning facilita a conquista do certificado de Cambridge?
A metodologia de ensino implementada nas escolas parceiras da Skies Learning é uma grande referência no ensino de inglês, fator atestado pela sólida reputação da Red Balloon. Todos os estudantes são avaliados segundo o Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas, ou Common European Framework of Reference for Languages (CEFR), transformando as escolas em um verdadeiro centro interno para aplicações dos exames Cambridge.
Logo, a trajetória do estudante com o padrão Red Balloon é pensada para que ele evolua de forma contínua por meio dos seguintes níveis:
- Básico (Basic User)
- Independente (Independent User)
- Proficiente da língua (Proficient User)
Os exames de Cambridge complementam esse trabalho, podendo testar o nível do indivíduo (A1, A2, B1, B2, C1 e C2 – sendo os últimos os estágios correspondentes à fluência).
“Por isso, dizemos que com a Red Balloon seu filho aprende inglês para a vida inteira, com metodologias modernas de ensino-aprendizagem, sempre trabalhadas de modo contextualizado”, diz Claudia. Um diferencial é que as aulas são compostas por tarefas que estimulam a utilização do idioma em situações diárias e práticas, como será exigido para conquistar o certificado de Cambridge e pelo mundo.
Os professores também utilizam uma ampla variedade de recursos de aprendizado e materiais oficiais de capacitação, treinando as turmas para qualquer exame de proficiência. “E esse é um cuidado extra bastante vantajoso para, desde os primeiros contatos com a língua, ir preparando gradativamente seu filho para a certificação em inglês. Além da preparação técnica, esse contato contínuo permite que ele também se sinta mais seguro, confiante e menos ansioso, o que pode ser decisivo para os resultados do teste”, completa.