
A inclusão de elementos de jogos incentiva o aprendizado e aproxima o novo idioma do dia a dia dos estudantes
Você conhece a expressão “gamificação”? Trata-se da aplicação de elementos do universo dos games em diferentes contextos, com o objetivo de motivar e engajar o usuário em uma determinada tarefa ou propósito. O termo se popularizou muito nos últimos anos, principalmente quando se fala em educação. Há cada vez mais pesquisas sobre como o uso de elementos de jogos em atividades didáticas pode impulsionar o engajamento dos estudantes, favorecendo o processo de ensino e aprendizagem.
E quando falamos sobre aprender inglês, é sempre importante trazer a língua para o contexto do aluno, e a gamificação auxilia também nessa dinâmica. Ela favorece a realização de atividades significativas e lúdicas e incentiva o protagonismo do estudante na resolução de problemas, sem perder a intencionalidade pedagógica — o professor trabalhar o conteúdo necessário.
Motivação para aprender
Um estudo publicado em 2020, no International Journal of Human-Computer Studies, mostra que os alunos que tiveram um ensino com uso da gamificação aumentaram seu desempenho em até 89,45% em comparação com aqueles que receberam apenas aulas expositivas. Os recursos gamificados estimulam a participação e, consequentemente, o entendimento do tema apresentado para se manter na atividade.
Outra vantagem é as crianças lidarem com emoções em relação a seus progressos e desafios nas tarefas, desenvolvendo habilidades socioemocionais como persistência e resiliência, além do cumprimento de regras pré-estabelecidas e, nas propostas em grupo, a cooperação com outros colegas.
A gamificação também serve para que os professores compreendam o nível de aprendizado e absorção dos conteúdos pelos alunos, servindo como avaliação e dando visibilidade às dificuldades que devem ser trabalhadas.
Tudo isso traz o idioma para o contexto de vida da criança, mostrando-o como algo que possui uma aplicação prática – o que muitas vezes não fica claro quando se estuda apenas pelo método tradicional. Assim, a gamificação se mostra como um recurso pedagógico eficaz, além de uma abordagem divertida e atraente.