Access Form
Menina com caderno e lapiseira sentada em sala de aula olhando para frente, com alunos no fundo, para exemplificar a importância da gestão escolar para o aprendizado

Os gestores desempenham um papel importante para aprimorar o rendimento dos estudantes

A gestão escolar é definida como um sistema de organização interna da instituição de ensino, que promove as condições necessárias para o avanço no processo de aprendizagem. Mais do que apenas um caráter administrativo, a direção possui papéis pedagógicos e políticos que visam o desenvolvimento de um ambiente escolar eficaz e acolhedor.

A importância de uma boa gestão escolar

Um estudo da Universidade Federal do Espírito Santo avaliou a relação entre a gestão educacional e o desempenho de alunos do 9º ano na Prova Brasil-2015 de Matemática da rede de ensino público do Espírito Santo. O trabalho enfatizou a importância da liderança pedagógica e do engajamento dos gestores escolares, demonstrando que esses fatores influenciam positivamente o desempenho acadêmico dos estudantes.

Escutar e atender às necessidades dos diferentes setores da escola é a base da rotina de um bom gestor, sempre buscando a melhoria estratégica dos pontos que precisam de aprimoramento.

A gestão educacional pode ser dividida em sete tipos:

Gestão Pedagógica

Acompanha os estudantes em sua trajetória acadêmica, levando em consideração as bases e diretrizes de ensino.

Gestão Financeira 

Observa as entradas e saídas do dinheiro e gerencia os recursos para as áreas corretas.

Gestão do Tempo

Organiza e segue os calendários, horários, reuniões, encontros e outras atividades específicas.

Gestão de Comunicação 

Trata da relação entre os diretores e os demais funcionários da instituição, escutando e fornecendo feedbacks.

Gestão de Pessoas

Administra os recursos humanos, buscando melhorias no processo e no desempenho dos colaboradores.

Gestão baseada na inovação tecnológica 

Acompanha os avanços da tecnologia e busca inseri-la no cotidiano escolar de maneira responsável.

Gestão de Parcerias Multidimensionais 

Insere projetos externos que podem contribuir para o funcionamento da escola. Desde que haja o engajamento da comunidade, a contextualização no processo de aprendizagem e a compatibilidade com os sujeitos e atores da instituição.

O papel de um bom gestor

Todos os tipos devem ser articulados em conjunto, tomando o cuidado de não enaltecer um em detrimento do outro. Essa é uma tarefa complexa que só pode ser feita com uma equipe de qualidade, que reflete com cautela as ações a serem tomadas.

Com tudo isso, será possível proporcionar ao aluno um ambiente completo e conectado, que articula diferentes áreas para garantir que o estudante tenha tudo o que precisa. Uma boa gestão educacional consegue administrar os envolvidos no processo de aprendizagem de forma a promover uma evolução constante e atender às necessidades dos alunos.

Skies Learning e a gestão escolar

O Programa de Gestão Skies Learning é alicerçado na metodologia PDCA: Plan-Do-Check-Adjust ou Planejar-Fazer-Avaliar-Agir em português. Esses quatro passos são essenciais para uma estratégia de gestão escolar prudente, que faz alinhamentos periódicos e mudanças quando necessário, sempre procurando se adequar a novas ideias sem perder a essência do método.

A gestão educacional é estruturada para sistematizar e garantir os resultados de língua inglesa das instituições de ensino, impactando toda a comunidade escolar. O programa ajuda a planejar, colocar em prática e avaliar processos, visando a melhoria contínua da eficiência. Com isso, as escolas têm todas as ferramentas necessárias para garantir o sucesso.

Além disso, o programa permite uma relação de parceria entre os gestores, com bastante diálogo e clareza do que deve ser feito em cada ocasião, respeitando os valores e a rotina das instituições de ensino. A Skies Learning valoriza relações próximas, de forma a entender as necessidades de cada escola.

Isso traz tranquilidade à instituição, que não precisa se preocupar com incertezas ou imprevistos com uma estratégia redonda para uma boa gestão. A conversa é aberta e regular, com a construção de uma relação duradoura e pautada em confiança e segurança. Essa certeza abre espaço para que o diretor da escola possa se dedicar a outras tarefas acadêmicas cotidianas, sabendo que o ensino de inglês está sendo realizado de forma competente e proveitosa para os alunos.